Economize! Tenha uma marca.

Ao ler esse título você pensou o que uma marca tem a ver com economizar no meu negócio? Bom, se você é empreendedor e precisa economizar em várias áreas do seu negócio, ter uma marca criada com critério e pensada para sua empresa e público pode te economizar além de dinheiro, o bem mais preciso de todo empreendedor: seu tempo.
Ainda que você esteja começando e está montando sua clientela, é claro que você espera, quando inicia um negócio, que as pessoas se lembrem bem do seu serviço ou de adquirir o seu produto. No entanto, uma grande gama de clientes quer uma experiência, de preferência, em todas as situações. E pagam muito por isso! Não estamos mais no mundo do consumo desenfreado, do consumir por consumir. Essa página está virando ou já virou. O consumo está diretamente ligado a experiência: de compra, de atendimento, de relacionamento etc.

Experiência
Para prover essa experiência as marcas utilizam-se de várias estratégias envolvendo: cores, formas, slogans, sons, jingles, cheiros etc. Todos esses estímulos criam um registro mental na mente das pessoas. Esse registro mental, aliado a uma boa experiência do início ao fim, criam o desejo de ter aquela experiência novamente. Isso faz com que mais e mais pessoas se tornem suas clientes e desejem mais o seu produto.
Pode-se dizer que como criar esse registro mental positivo é um problema, certo? Porque, como fazê-lo? Existem muitos livros e especialistas que lidam com isso e não é meu objetivo destrinchar esse assunto aqui – até porque eu não sou especialista na grande parte desse processo. Mas posso te dizer que a marca é o primeiro passo para ter esse registro.
Grandes marcas gastam oceanos de dinheiro para serem lembradas, não é? Mas não confunda marketing com registro mental e experiência. A identidade visual faz parte do registro mental e da experiência, que está integrado ao marketing. São coisas diferentes!
Para o marketing funcionar, uma identidade visual é necessária. Disso não há dúvidas – e é até um pouco óbvio. A identidade visual padroniza, por exemplo, o que será publicado nas redes sociais e fará com que o tempo de produção de uma postagem possa ser reduzido ao replicar uma arte já feita para esse fim. Imagina postar com frequência seu conteúdo com um design diferente em cada um. É um trabalho grande e sem sentido, na verdade, porque se está sendo feito cada post com um design diferente, você não está sendo lembrado, mas sim, perdendo seu tempo.

Economize!
Em paralelo, a padronização inspirada em sua identidade visual não torna as múltiplas postagens uma coisa chata, como alguns podem pensar. A padronização tem o propósito de registrar mentalmente sua marca no consumidor. Ou seja: é estratégico! Ela possibilita a marca ser lembrada, sem perder a sua essência. E por isso, a identidade visual ajuda a economizar tempo.
Economiza também financeiramente porque uma vez que há uma identidade, tudo o mais girará em torno dela. Já se sabe quais as cores, fontes e formas serão usadas para grande parte do que sua empresa exige. Não há caos. E o caos é gastador. É desperdício!
A identidade visual traz ordem e organização. A comunicação na sua empresa e para seus clientes fica facilitada e azeitada. Personaliza a relação e gera o valor necessário para que seus clientes venham até você. Isso gera economia para (re)fazer seu website, por exemplo, ao conversar com gráficas sobre alguns descontos, fornecedor de uniformes, enfim, as possibilidades são várias. O desperdício é minimizado, pois há ordem e o foco na identidade. Sem isso, há uma experiência visual ruim. E eu te garanto que você não quer que seu cliente tenha uma experiência visual ruim.
Te desafio a pensar, refletir e observar sua marca hoje. Ela te atende e atende seus clientes de forma bela? Ou se não tem uma identidade visual, quanto você está gastando para que seus clientes lembrem de você?
Aquele cartão de visitas padrão de gráfica (que não é o melhor local para se fazer a arte de um cartão de visitas, diga-se de passagem!) preto e branco, somente com seu nome, telefone e email – que ninguém se lembra... que não se destaca – está funcionando?
Se sim, você está fazendo um verdadeiro milagre!!!
Se não, procure um designer especializado em marcas com boas referências, trabalhos anteriores de qualidade e preço justo. A economia virá com a ordem e a organização que uma identidade visual gera.
Forte abraço e até a próxima!

Leia mais artigos!

Volte ao início