Porque investir em uma Identidade Visual?

Olá! Tudo bem?
Entender o porque de investir em uma identidade visual (consequentemente em design) é um passo muito importante para o seu empoderamento e o da sua empresa ou negócio. Posso responder a pergunta no título deste artigo de forma curta, para os apressados, ou mais elaborada para quem quer entender melhor o assunto.
A resposta curta: para ter o “uau” dos seus clientes; destacar-se de seus concorrentes, possivelmente gerar mais retorno; promover fidelização; aumentar a percepção de boa qualidade, agregar valor; melhorar os processos e comunicação em seu negócio e gerar fãs.
É o suficiente? Só vantagens? Talvez? Entenda melhor na resposta longa abaixo.
Investir em design é importante para sua empresa por proporcionar sua melhor apresentação, destacando-a no infinito oceano azul da competição.
E não sou eu quem diz isso. Quem fala é Alina Wheeler, no livro Designing Brand Identity (que eu traduzi livremente). Veja só:
"Como a competição cria infinitas opções, empresas tem procurado se conectar emocionalmente com seus clientes, tornando-se insubstituíveis e criando relações por um longo tempo. Uma marca forte muito se destaca em um mercado muito tumultuado. A confiança em uma marca faz com que elas se tornem superiores à sua concorrência. Como uma marca é percebida é imprescindível para seu sucesso, seja uma start-up, uma ONG, um produto ou serviço".
Portanto, o investimento em design é, na verdade, uma forma de fazer com que sua marca seja vista, lembrada e apreciada por seu público – claro que em um conjunto de outros fatores como atendimento, valores etc. É preciso destacar-se neste vasto mundo competitivo. Destaca-se quem trabalha bem vinculado a emoções positivas.

Não adianta ter apenas clientes.
É preciso ter alguns fãs no meio deles.
Pensa só! Quando eu falo em marca de roupas, qual a primeira que vem à mente? Qual sua loja de departamentos favorita? Marca de sapato? Marca de computadores ou acessórios tecnológicos? Restaurante preferido que você vai para alguma comemoração? Ou aquele sanduíche rápido e gostoso? Ou supermercado que você considere mais em conta? Ou aquele mercado com produtos diferenciados, e geralmente mais acima do valor considerado “normal”?
Você pode me responder que isso tudo é somente dinheiro em marketing e propaganda... E você não está errado! É sim! Mas é um capital investido de forma massiva para mexer com a sua emoção e, consequentemente, sua memória.
Na base disso tudo existe um projeto de identidade visual completo. É ele que proporciona o fácil reconhecimento e faz com que os mais variados produtos e serviços sejam lembrados com carinho e desejo (principalmente!).
Uma marca, com sua devida identidade visual, representa valores, missão e cultura. É o que diferencia uma empresa ou serviço das outras dentro de um mesmo nicho. A marca representa o desejo das pessoas de possuírem determinado produto, ou ter determinado serviço a seu dispor. E sua importância é enorme!
Quando bem administrada, uma identidade visual gera uma ou várias emoções. O objetivo do design é uma “arte com propósito”. Esse propósito gera emoções. Emoções geram clientes.
Uma marca com muitos clientes satisfeitos é uma marca bem vista pelo público. E ao ser bem vista, ela pode gerar fãs – o ideal de cliente. E esses fãs precisam de um símbolo. Esse símbolo é criado por designers especializados. Não tem meio termo. Designer são pessoas e pessoas geram emoções, não máquinas (você pode até ficar emocionado com alguma peça de maquinário, mas isso é uma outra história – e no fundo tem uma pessoa por trás dessa máquina gerando essa sua emoção).
Desse modo, investir em design é investir indiretamente em seus potenciais clientes e, em consequência de uma série de bons fatores, FÃS. Esse investimento é crucial e indispensável para empresas e negócios de todos os tamanhos.

O investimento em design
Estatisticamente, uma empresa investe até 75% de seu capital em publicidade e criação, construção e manutenção da marca para que seja sempre cada vez mais lembrada pelas pessoas.
Portanto, um negócio, produto ou serviço que se diz diferenciado, voltado para qualquer público não pode (e sou bem enfático no NÃO PODE!) e não deve ter uma identidade visual qualquer ou feita de qualquer forma. É preciso um cuidado, conhecendo a cultura e tendo o devido investimento, não concorda?
Um nome ou um símbolo que representa toda uma ideia. Uma ideia que pode perdurar e se manter por muito tempo. Uma ideia que dure com o passar dos anos e das gerações de forma sólida. que esteja no coração e mente das pessoas como referência essencial para determinado produto ou serviço – podendo ter algumas alterações ao longo do tempo, mas que a ideia principal se mantenha.
Que gere emoções positivas quando mencionada e, assim, fidelidade de longa duração. Esse é o objetivo do Design de Marcas. Esse é o objetivo do Designer Especializado em Marcas.
Converse com um profissional e veja como ele pode te ajudar em seu momento. Pode não ser o seu agora, mas tenha isso sempre em mente para não deixar de se destacar e, assim, criar fãs.
Investir em uma marca com profissional qualificado para isso é essencial para você e seu negócio. Não consigo pensar em uma resposta mais completa do que essa.
Analise o seu momento e veja se é possível investir apropriadamente em seu negócio para gerar esse sentimento em seus clientes e manter-se lembrado por eles e diferenciar-se de seus concorrentes.
Porque, no final das contas, o trabalho deveria vir até você e não você se desesperar para ter trabalho. Tenha um serviço fora do normal de excelente, atenda bem na entrada, durante, e tenha uma entrega fenomenal e seja lembrado por isso através de sua marca.

Forte abraço!

Projetos

Volte ao início